Objetivos

Para onde queremos ir

O mercado de Tecnologia da Informação tem exigido profissionais com diversos tipos de skills além dos meramente técnicos. Os profissionais têm de ter capacidade de auxiliar e liderar o processo de transformação digital das organizações. Atuação que envolve a otimização de processos com foco principal na agilidade e qualidade no desenvolvimento de software e na entrega de serviços de TI. Nesse contexto, o curso de Especialização em DevOps oferece uma formação abrangente que capacita os profissionais para atuarem com excelência nesse cenário dinâmico e desafiador. As demandas crescentes da área demandam um enfoque prático e ágil, com integração de práticas e conceitos para a solução de desafios dos processos de transformação digital.

A cultura DevOps ajuda na padronização e automatização de processos do ciclo de desenvolvimento de software de forma a agilizar a entrega dos serviços de T.I. O Curso de Pós-Graduação em DevOps atua de forma imersiva na cultura DevOps (Development & Operations), abrangendo skills técnicos e conceituais da T.I., bem como skills organizacionais voltados para a interação com pessoas. Assim, além dos aspectos técnicos operacionais de T.I. (programação, manutenção e infraestrutura), o curso trará aspectos organizacionais e processuais voltados para uma efetiva transformação digital das organizações.

Os serviços de T.I. são usados para automatizar tarefas e facilitar o trabalho das organizações. Nesse contexto, o próprio trabalho da T.I. que é voltado para a T.I. também demanda automatização. De forma resumida, essa é a atuação da cultura DevOps, ou seja, automatizar as tarefas e processos da T.I. desde o início da construção de um novo software, até a entrega do mesmo para funcionamento como um serviço. Nesse enfoque de manter as operações de T.I. ativas e integradas o profissional DevOps cuida da infraestrutura das operações de desenvolvimento para facilitar as ações das outras equipes.

Para isso, DevOps integra técnicas, ferramentas e metodologias oriundas das áreas de gerenciamento de processos, de desenvolvimento de software, de teste e de suporte em um ciclo de vida de projeto. Com essas práticas as organizações atingem maior qualidade de entrega com maior produtividade e velocidade.

A atuação do profissional DevOps na integração entre equipes de desenvolvimento de software e operações, busca simplificar e otimizar o trabalho multidisciplinar das equipes. Para isso, é preciso promover a padronização de processos e o uso massivo de ferramentas automatizadas.

Para atender todas as demandas de um profissional DevOps, este curso abarca a cultura DevOps com as práticas modernas de engenharia de software e transformação digital, capacitando os alunos para implementar abordagens ágeis, integrar equipes de desenvolvimento e operações, utilizar ferramentas de automação, garantir a qualidade do software e promover a entrega contínua dos serviços de T.I. em ambientes complexos e escaláveis.

Além dos aspectos teóricos e práticos abordados de forma tradicional, este curso oferece de forma optativa dois tipos de imersões. Uma imersão tecnológica que permitirá o aluno ser inserido em um ambiente real de DevOps, no qual ele estará supervisionado em suas atuações. E a imersão internacional, no qual o aluno poderá ter experiência presencial em universidades portuguesas com o intuito de conhecer a realidade européia.

Objetivos do Curso:

O objetivo principal do curso é qualificar profissionais para realizar transformação digital baseado na cultura e nos princípios DevOps. O que envolve o uso e desenvolvimento de ferramentas que aumentem a distribuição de serviços computacionais automatizados. Nesse contexto é imprescindível a atuação profissional que com skills relacionados com a comunicação, colaboração e integração entre as equipes de desenvolvimento e de operação. DevOps é uma postura profissional que envolve conhecimento, inovação, tecnologia, processos e pessoas com enfoque de trazer transformação digital para dentro das corporações.